BLOG A CASA

O suporte essencial do poder público

20 janeiro, 2021

É tempo para crescer e gerar oportunidades de emprego e renda. O programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, regulamentado este mês, aumenta a capacidade e um número maior de pessoas que estarão aptas a adquirir um imóvel. 

O aumento da demanda, e o crescimento de uma fatia de mercado, trazem a possibilidade de tirar novos projetos do papel. Mas é preciso um pouco mais. 

Em nosso mercado, há uma série de fatores que incentiva o investimento a ser aplicado em determinada área ou região, tanto pelas incorporadoras, no momento de definir projetos, como na hora em que o cliente toma a decisão e efetua a compra de uma unidade habitacional. 

Entre eles, se encontram infraestrutura, segurança do local, mobilidade, e sustentabilidade dentre outras.

Os governos municipal e estadual, vem dando exemplos positivos aos baianos e ao Brasil. Das ações durante a pandemia, as intervenções físicas, desde a expansão e integração dos modais de transporte, Metrô, BRT, VLT, a nova estação rodoviária, a recuperação urbana da cidade, novas vias ligando diversas regiões como fazem as linhas Azul e Vermelha que conectam a entrada da cidade na BR-324 à região da orla marítima, criando um ambiente para o surgimento de novos bairros, e, consequentemente novos investimentos.  

Outro desafio diz respeito a agilidade para dar segmento aos processos de concessão de alvarás e licenciamentos. Eles permitem, de fato, tirar o projeto do papel.

Tais processos ainda se cumprem numa velocidade aquém do ideal, atrasando as etapas seguintes de construção do empreendimento e, consequentemente, impedindo que recursos sejam aplicados pelo incorporador no tempo planejado, atrasando também a contratação de mão de obra e a possibilidade de gerar mais postos de trabalho e renda dentro de uma cadeia produtiva mais vasta. 

É fundamental a manutenção das ações adotadas pela Prefeitura para a recuperação da economia, esta prerrogativa e a importância que o mercado imobiliário tem, e o trabalho realizado em 2020 pela Sedur, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, resultaram na aprovação de 45 novos empreendimentos, e a geração de 8.000 empregos diretos e indiretos.

Porém, com um cenário que continua marcado por poucas certezas na área econômica até o final do ano, se torna ainda mais necessária a manutenção dessas medidas que reduzam os custos, tragam segurança jurídica e celeridade nas análises.

Nosso mercado já revelou ser capaz de evoluir frente aos desafios impostos pelo presente. Mas, quando as iniciativas pública e privada trabalham pelo mesmo interesse de gerar desenvolvimento, o resultado para o futuro pode surpreender até os mais otimistas.

Cláudio Cunha
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).

Últimas Publicações

Todas as publicações
Financiamento de até 90% e taxas de juros a partir 5,39% a.a: Observadas as condições próprias para cada unidade integrante dos empreendimentos imobiliários, bem como do adquirente, a serem analisadas pelo agente financeiro.