BLOG A CASA

Mercado imobiliário: entenda como são definidos os preços de apartamentos

2 junho, 2021

Nesta matéria do Money Times sobre os fatores que definem o preço de um apartamento, a gente quis trazer para você aspectos importantes na hora de escolher um imóvel. Além disso, desde que pandemia começou, os atrativos de um imóvel mudaram bastante, não é mesmo? Depois de tanto tempo dentro de casa, é fácil elencar os quesitos que você quer preencher na escolha da sua nova casa, certo? Luminosidade, espaço, ventilação, tamanho da cozinha, barulho externo, contato com a natureza: diz aí se estes não são aspectos que passaram a chamar mais atenção nos últimos tempos? Confira na matéria como isso interfere no valor de um imóvel. Em nosso estado, acrescentaríamos a vista para o mar como um diferencial que impacta no orçamento.

O que você prioriza quando está procurando um apartamento para comprar? Tamanho? Localização? Segurança? Infraestrutura? Tudo isso é muito importante na hora de fazer um investimento desta proporção e é claro que também são esses mesmos fatores que costumam ditar o preço do imóvel.

Todo prédio localizado próximo a serviços essenciais como supermercados, hospitais, farmácias, bancos e estações de metrô já é automaticamente valorizado, mesmo que o conjunto do edifício em questão não apresente tantas vantagens.

De acordo com um levantamento realizado pelo Zap Imóveis, a estimativa é que só a localização tenha um peso de 20% no valor total do imóvel, o elemento mais decisivo na hora de estabelecer um preço.

Mas não adianta muito contar com tantas vantagens se o local for perigoso, não é mesmo? A segurança é o segundo fator mais valorizado, influenciando em média 15% do valor total, segundo a pesquisa da empresa de imóveis.

Isso enquadra o quão seguro é o bairro e suas proximidades, mas também a segurança do próprio prédio. Portões automáticos, chaves com segredo e elevadores automatizados são algumas das opções integradas ao conjunto que valorizam ainda mais o apartamento.

O restante fica a cargo das características de cada imóvel e de todos os recursos que o condomínio oferece. Além do tamanho, fatores como varanda, vista, o andar que se encontra e em qual horário do dia recebe sol determinam o valor de um apartamento.

Com respeito ao prédio, o fato de possuir elevador, áreas de lazer (piscina, salão de festas, parquinhos, etc.) e a quantidade de vagas na garagem também colaboram com o valor final.

Ter tudo isso em mente na hora de comprar um apartamento é importante, não só para se ter uma noção do preço, mas também porque, quanto mais valorizado, maior será o imposto.

Além disso, essas informações também ajudam na hora de estabelecer um valor venal, ou seja, o preço que a propriedade alcançaria em uma transação à vista, para aqueles que pretendem vender o imóvel.

Os corretores de imóveis possuem vivência com esses valores e sempre podem auxiliar o comprador em casos de dúvidas.

Por ser algo que também está relacionado com tributações ao governo e outros assuntos legais, os profissionais da faculdade de direito também podem oferecer suporte e até um aval extra antes de firmar qualquer negócio.

É sempre válido buscar várias opiniões diferentes e pesquisar bem a respeito do imóvel que está prestes a comprar; afinal, precaução nunca é demais.

Fonte da matéria original: Money Times

Últimas Publicações

Todas as publicações
Financiamento de até 90% e taxas de juros a partir 5,39% a.a: Observadas as condições próprias para cada unidade integrante dos empreendimentos imobiliários, bem como do adquirente, a serem analisadas pelo agente financeiro.