Existe um momento da história de cada um de nós que, certamente, nunca iremos esquecer. A pandemia da COVID-19, ainda marcada em nossas vidas, trouxe insegurança, medo e perdas em diversos níveis. E foi nesse momento, entre 2020 e 2021, que um aspecto do mercado imobiliário e construção civil deixou a todos nós emocionados e confiantes: os canteiros de obras não pararam. E neste contexto, mantiveram o emprego de milhares de homens e mulheres que tinham naquele trabalho o único recurso para manter as suas famílias.
Relembramos esse momento para confirmar a força que o mercado imobiliário tem na geração de emprego e renda. Junto com a construção civil, o setor é responsável por gerar milhares de empregos formais no Brasil. Desde o último ano, quase 290 mil novas oportunidades formais foram oferecidas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Ainda segundo o CAGED, no final de 2021, o setor passou de 2,3 milhões para 2,5 milhões de empregos no Brasil, o que representa quase 6% de todos os empregos formais no país. Mais do que números, esses dados representam um ciclo de esperança, que se inicia no sonho de quem vai em busca de um trabalho digno e termina na realização da casa própria.
Entre os estados brasileiros que mais criaram oportunidades de empregos na construção civil no ano de 2022, a Bahia aparece em terceiro lugar. A cidade de Salvador também fica em terceira posição entre as cidades que mais geraram empregos, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.
O que esperar para 2023? Ampliar essa tendência de expansão. Com crescimento acima da economia nacional, previsão de aumento dos lançamentos imobiliários em Salvador e região metropolitana e incentivos privados e federais, estamos confiantes de que o mercado imobiliário continuará sendo um dos segmentos que mais gera emprego no Brasil. Esperamos com o verbo esperançar. Trabalhando e criando cenários favoráveis.
Renda, carteira assinada, trabalho formal, benefícios e ocupação trabalhista, tudo isso gerado por um segmento. O mercado imobiliário possui uma função muito importante, que vai além da geração de empregos. Temos um papel de contribuição social e moral no país. E como bem diz a frase que fecha todas as semanas esta coluna, acreditamos que juntos construímos dias melhores.