Morar bem é alcançar o melhor para as nossas vidas. Para atrair o cliente, as empresas proporcionam uma experiência positiva na jornada da compra do imóvel.
Mais do que analisar o imóvel, o consumidor quer sentir-se parte de todo processo e para proporcionar a melhor experiência, as empresas estão automatizando e desburocratizando as etapas, utilizando a realidade virtual, a inteligência artificial, a assinatura digital dos contratos e a personalização dos imóveis, sempre nas melhores localizações, informando a infraestrutura urbana do local, as opções de lazer, segurança, exclusividade, especificações e sustentabilidade.
A conectividade, automação, interação entre os cômodos e a valorização da nossa casa como o centro das nossas vidas, impõem ao mercado imobiliário uma nova realidade acompanhando as mudanças de comportamento e estilo de vida.
Atentas a esse movimento, empresas do setor têm investido cada vez mais em pesquisas para atender as novas demandas da sociedade.
Em Salvador, especificamente, tivemos, de janeiro a outubro do ano passado, um crescimento de 16% nas vendas e no Litoral Norte, 52%.
Trazer soluções sustentáveis é uma realidade crescente, e isso inclui o conforto, a segurança, a melhoria do entorno onde atuamos, o uso de energias renováveis, a captação das águas da chuva a reutilização das águas servidas, e a gestão na utilização desses recursos.
A tecnologia também está cada vez mais presente nos projetos e nas construções como dentre outras, a utilização de drone na construção civil, a utilização de “Building Information Modeling” (BIM), para realizar os projetos, a compatibilização entre eles e os orçamentos.
O maior acesso a linhas de crédito, ofertadas pelos bancos com as menores taxas de financiamento, faz com que consumidores e investidores voltem as atenções para o segmento.
Empreendimentos mais versáteis, que atendem as mudanças de comportamento, comprometidos com a sustentabilidade, representam a atenção de um setor que já se mostrou capaz de evoluir, diante das necessidades e desafios do tempo presente.
Cláudio Cunha
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).