Há alguns anos, em grandes centros urbanos, como Tóquio, Nova York e Londres, observamos o surgimento de uma nova concepção dos imóveis. Mais compactos, práticos, sofisticados e integrados, estas moradias passaram a atrair interessados por vários aspectos, como funcionalidade, conforto, versatilidade do projeto, e localização. Apartamentos com 1/4, estúdio ou loft, hoje são produtos que estão em destaque no Brasil e em Salvador.
Ocasionalmente, mencionamos o quanto a pandemia refletiu e acelerou mudanças de comportamentos em nosso setor imobiliário. Um deles, podemos dizer que foi a procura por imóveis mais funcionais , com localizações mais centrais e uma planta versátil, que pode ser personalizada conforme o perfil do cliente com conforto e praticidade.
Com diferentes perfis de compradores, estes imóveis são a escolha de pessoas que desejam ter uma base no centro da cidade, mas têm uma residência maior, na zona metropolitana, por exemplo, ou de jovens que priorizam qualidade de vida de trabalhar ou estudar próximo de casa e não têm muito tempo, além de investidores desde segmento.
Sobre o uso destes imóveis como investimento, essa é uma possibilidade atraente. Com locação short stay, aquela que o locador fica um curto período e paga por noite, essa modalidade conta com um retorno que pode ser muito maior, superando a locação tradicional mesmo com uma taxa de ocupação parcial. Cidades como Salvador, que atraem muitos turistas, ou mesmo São Paulo, com o apelo do business e eventos, são capitais que apresentam um crescimento na procura, venda e lançamento deste perfil de imóvel.
Percebemos, em Salvador, que houve um aumento significativo no número de lançamentos, principalmente no bairro da Barra, uma região turística. Segundo dados da Ademi-BA, entre 2020 e 2021, o crescimento apresentado foi de 70% nos lançamentos e 59% em vendas na capital baiana de imóveis 1/4.
A partir do cenário mundial e tendências, percebemos que as construtoras e incorporadoras da capital baiana estão sincronizadas com as demandas dos consumidores e investidores. Hoje, nossa cidade conta com uma oferta competitiva e tende a aumentar nos próximos tempos.