BLOG A CASA

Otimismo no presente

25 fevereiro, 2021

A chegada da vacina e início da imunização da população renovou o otimismo do brasileiro no futuro e na recuperação econômica. O setor imobiliário vai no mesmo sentido e a expectativa segue sendo que ele esteja à frente da restauração da economia e geração de empregos no país.

Segundo levantamento feito pela plataforma Guiabolso, os brasileiros estão mais dispostos a investir em imóveis. A pesquisa revelou que o número de usuários que planeja investir em imóvel – seja comprar, trocar ou reformar – aumentou em 48% de 2020 para 2021.

Como as taxas de juros seguem reduzidas, o momento é o melhor tanto para incorporadores quanto para o cliente final. O primeiro consegue tomar crédito mais barato para construção. Já o segundo tem acesso ao financiamento com uma taxa de juros e parcela menores.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), de janeiro a dezembro de 2020, os financiamentos de imóveis com utilização de recursos da poupança (SBPE) somaram o total de R$ 124 bilhões, representando um crescimento de 58% em relação a 2019. Esse número deve crescer ainda mais em 2021.

A expectativa é de crescimento de 27% na concessão de crédito para a casa própria, de acordo com a Abecip.

Com a volatilidade da bolsa de valores, o mercado de imóveis voltou a ter destaque como uma opção segura e rentável para os investidores. Quase metade (46%) das compras de imóveis em 2020 foi realizada para aluguel ou revenda, de acordo com o estudo Raio-X FipeZap.

Ainda que a procura por imóveis para fins de investimento tenha sido considerável, o principal motivo da compra para 56% das pessoas ainda é com fins de moradia.

Outro fenômeno que chamou a atenção durante o ano passado é o desejo de sair do aluguel. Mais de um terço (35%) das pessoas que solicitou financiamento de imóvel no ano passado estava deixando o aluguel para trás, segundo levantamento da Credihome, plataforma digital de crédito imobiliário multibanco.

Além das taxas de juros, iniciativas do trade também têm colaborado para que mais pessoas possam ter acesso ao crédito e condições diferenciadas de financiamento na compra do imóvel. É o caso de condições facilitadas de pagamento, oferecidas por muitas construtoras em eventos como A Casa que eu Quero e o Salão Imobiliário, ambos realizados pela ADEMI-BA.

Eventos como esses reúnem incorporadores e clientes, encurtando caminhos e facilitando processos com o objetivo de que todos os envolvidos na relação de compra e venda possam ter sucesso. Mais do que nunca é preciso colaboração de todas as partes para proporcionar moradia de qualidade aos baianos e a recuperação econômica como um todo.

Cláudio Cunha
Presidente da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia).

Últimas Publicações

Todas as publicações
Financiamento de até 90% e taxas de juros a partir 5,39% a.a: Observadas as condições próprias para cada unidade integrante dos empreendimentos imobiliários, bem como do adquirente, a serem analisadas pelo agente financeiro.